Como emagrecer depois da Gravidez – Cuidados E Dicas Que Dão Certo.

Tempo de leitura: 8 minutos

Como emagrecer depois da gravidez é dúvida comum. Veja porque amamentar emagrece. Conheça cuidados iniciais, dicas de alimentação e exercícios físicos.

 

A gravidez é um período em que tudo é lindo. A sensibilidade está a todo vapor. A nova mamãe vê tudo com bons olhos e muitas vezes se doa tanto a seu bebê que está chegando, que esquece de si mesma.

 

Neste período tudo são flores e fraldas. E só tem vez o novo membro da família. Seja príncipe ou princesinha, toma para si todas as horas. Nestes momentos muitas mães esquecem de seu próprio corpo.

Passam a viver em função do novo ser. Isto leva a deixar de lado a vigilância na alimentação. E aí a maioria das grávidas escorrega no quesito “comer”. O resultado é um ganho de peso além do normal.

A gravidez passa. O bebê nasce. As visitas acabam. A rotina da vida se inicia. Tudo começa a entrar em um ritmo normal. Mas, espera aí! Tudo, menos o seu corpo de antes, não é mamãe?

 

Como emagrecer depois da gravidez:

 O que fazer?

 

Como Emagrecer Depois Da Gravidez

 

Calma, mãe! Não adianta recorrer a dietas radicais e restritivas. Lembre-se que você está amamentando. Precisa alimentar-se bem. Mas nem tudo está perdido. Emagrecer depois da gravidez tem jeito sim.

 

Mas, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o bebê e nem causar prejuízo à sua saúde. Você pode emagrecer e voltar a ter o corpinho sarado de antes. Mas, provavelmente não conseguirá emagrecer cinco quilos em uma semana. Por isto, a primeira coisa a fazer é ter um pouco de paciência e não se desesperar.

 

Ficar ansiosa e estressada não ajuda em nada. Pelo contrário, o estresse libera o hormônio cortisol e faz engordar mais ainda. Então relaxe e observe alguns cuidados iniciais que você deve ter antes de pensar em uma dieta de emagrecimento.

 

Antes de emagrecer após a gravidez:

Cuidados Iniciais

 

  • Se você passou por uma cesariana é preciso aguardar um tempo antes de iniciar um programa de exercícios físicos.  Espere de 40 a 60 dias e só comece com a autorização de seu médico.

 

  • Se foi parto normal, o período de espera gira em torno de 30 dias. Mas, mesmo assim é preciso o aval do ginecologista.

 

  • Não faça dietas severas, como por exemplo: jejuns intermitentes; dietas que excluem nutrientes, (dieta do carboidrato, da proteína, etc); Nem faça dietas rápidas e de restrição calórica. Quem acabou de ter um bebê e está dando de mamar, não pode comer menos de 1800 calorias diariamente.

 

  • Você precisa comer bem para repor suas energias e poder cuidar do bebê, que exige muito da mãe, principalmente no primeiro mês.

 

  • Se você estiver amamentando, vale optar por uma alimentação balanceada e nutritiva. Cuide-se para não prejudicar a produção do leite materno. Amamentar é um bom aliado do emagrecimento, sabia?

 

Amamente e perca peso. É verdade!

 

Não é mito! A ciência afirma e comprova. A amamentação ajuda a perder gordurinhas. A produção do leite e a amamentação fazem seu corpo gastar de 500 a 800 calorias diariamente.

 

Esta é uma conclusão de vários estudos científicos que mostram que a mulher que faz do leite materno o alimento exclusivo para seu bebê, emagrece cerca de dois quilos por mês.

 

O motivo é a produção diária de leite materno, realizado pelas glândulas mamárias. Este ato constitui atividade intensa, que exige a queima de muitas calorias. Mas ainda há mais.

 

A amamentação também ajuda a barriga a diminuir de tamanho. Isto ocorre porque a cada vez que o bebê suga o peito, o corpo da mãe libera o hormônio ocitocina.  Este faz o útero voltar ao normal, isto é, promove a contração uterina. Também coopera para que o corpo da mulher volte à estrutura anterior a gravidez.

 

Como você vê mãe, alimentar seu filho exclusivamente no seio, sem ajuda de leite materno industrializado, só tem vantagens para você e para ele. Mas, além de oferecer o seio a seu bebê, ainda há muita coisa que você pode fazer para que seu corpo volte a ser como antes.

 

E agora que você já conhece os primeiros cuidados e sabe a importância de amamentar, é hora de descobrir as dicas que te ajudarão a emagrecer de vez, de verdade e para sempre. Então prepare-se!

 

Como emagrecer depois da gravidez:  dicas que dão certo.

 

  • Para emagrecer após o parto é preciso cuidar de dois fatores essenciais: A alimentação e a atividade Física. É extremamente importante uma reeducação alimentar. Também é indispensável a prática regular de atividades físicas, mesmo que seja por poucos minutos diariamente.

 

  • Não pule nenhuma refeição. Cuide especialmente do café da manhã.

 

  • Inclua em seu cardápio os alimentos integrais.

 

  • Troque os doces da sobremesa por frutas in natura e secas.

 

  • Se sentir fome entre as refeições e quiser beliscar alguma coisa, opte por maçãs, cenouras, semente de abóbora, etc.

 

  • Mantenha-se hidratada- beba água. Este é um hábito que você deve aumentar após o parto, durante a amamentação. Contribui com a perda de peso e ainda ajuda na produção de leite.

 

  • Coma proteínas sempre. Frango, carnes magras, ovos, feijão e outros.

 

  • Reduza o açúcar e o sal.

O açúcar é fonte de carboidratos simples e promove alta de glicose que gera picos de insulina no sangue. A insulina em excesso causa maior armazenamento de glicose   e faz parar a queima de gorduras.

 

É fácil de entender, pois quando o corpo tem bastante glicose disponível, não precisa queimar gorduras para servir de fonte de energia.

 

Alguns alimentos são excelentes para manter a insulina regulada. No decorrer do dia, você pode dar preferência a eles.  São as frutas como: maçã, laranja, limão, caju, cereja, ameixa, nozes. Sementes como: castanha de caju, castanha do Pará.

 

O sal em excesso provoca retenção de líquido e inchação. E isto é não é nada bom para quem deseja emagrecer. Não exagere.

 

Dormir é preciso.

 

Todo mundo sabe que nenê novo é sinônimo de noite acordada. Mas, saiba que dormir é essencial para a perda de peso. Portanto, tente fazê-lo o máximo possível.

 

Enquanto você dorme alguns hormônios importantes para o emagrecimento são liberados. A leptina e a Grelina são hormônios que dependem de um bom sono para se expressarem.

 

A leptina é o hormônio que promove a saciedade. Ou seja, diz a nosso cérebro que estamos cheias, saciadas. E a grelina é o hormônio da fome. Nos induz a comer. Quando dormimos pouco. A grelina fica em alta, reduzindo os níveis de leptina. E então, adeus saciedade.

 

E ainda há outro hormônio que se normaliza com o sono. É o cortisol. Quando a gente dorme pouco ele é liberado em excesso em nosso corpo. O resultado não é legal para quem quer perder peso.

 

O cortisol aumenta os níveis de insulina no sangue. E a insulina não deixa queimar calorias. Diante disso, tente dormir, sempre que puder, pois ajuda muito na recuperação da energia e no emagrecimento.

 

Emagrecer após a gravidez exige exercícios físicos

 

Como Emagrecer Depois Da Gravidez

 

Mas, preste atenção! Os exercícios físicos só são permitidos após liberados por seu médico e após período de resguardo, como já citado no começo do post. (Cuidados Iniciais).

 

  • Mesmo estando liberada para a prática de atividades, não comece com muita intensidade. O ideal é começar gradualmente, Pouco a pouco. Neste caso, o melhor é começar com caminhadas curtas e leves. Vá aumentando devagar até poder atingir maior intensidade, sem chegar ao esgotamento.

 

  • Mexer-se através de atividades físicas vão te fazer emagrecer, mas não é só isso. Também vai cooperar para a melhora do humor, para evitar o estresse e a depressão pós-parto, auxilia no funcionamento dos sistemas cardíaco e respiratório e ajuda a massa muscular.

 

  • Procure um programa de exercícios que você possa fazer em casa e que não exija saídas demoradas para academias. Os cuidados com o bebê e a amamentação muitas vezes dificultam ausentar-se.

 

  • Uma boa e última dica é procurar ajuda profissional. Um educador físico pode indicar os exercícios mais adequados a seu caso. E uma nutricionista pode recomendar os melhores alimentos para perder peso sem perder sua saúde e a do bebê.

 

Agora anime-se! Inicie com uma alimentação adequada e nutritiva, porém pouco calórica. Depois inclua os exercícios físicos. Em pouco tempo você, certamente terá de volta seu corpo, como antes de engravidar.

 

Como emagrecer depois da gravidez é questão que você tem como resolver. Experimente começar. Mas, não deixe de nos contar o resultado. Comente aqui.  Se achou importante as dicas, espalhe a ideia, compartilhe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *