Low Carb – Mais Que Uma Dieta – Um Estilo de Vida Saudável

Tempo de leitura: 8 minutos

Meta: Dieta Low Carb faz perder peso rapidamente. Saiba como segui-la sem prejudicar a saúde. Saiba como induzir seu corpo a queimar gorduras.

Dieta Low Carb é a forma de emagrecimento, que tem se revelado mais certeira atualmente. Adotada por milhares de pessoas, ela tem sido solução para muitos que buscam emagrecimento imediato.

Certamente que para adotá-la é necessário estar bem informado. Conhecer esta dieta bem de perto, estar por dentro dos aspectos positivos e negativos, saber como funciona e entender de que forma ela atua sobre o corpo é o primeiro passo para que tudo dê certo.

 

Dieta Low Carb – Entenda o que ela é

 

Low Carb

 

A primeira coisa que você deve entender é que não se trata apenas de um regime alimentar. Na verdade, é muito mais, pois quem adota passa a comer de maneira mais regrada, selecionando tudo aquilo que consome.

Low carb é uma expressão bastante significativa que quer dizer “baixo teor de carboidrato”. Isto já nos informa muito. Quem a adota tem que reduzir de seu prato bastante quantidade deste macronutriente.

Existem muitas dietas low carbs. Elas  têm em comum a restrição de carboidratos. A expressão não se refere, portanto, a uma dieta específica e única, mas sim a um estilo alimentar.  Este jeito de emagrecer pode ser encontrado também nas dietas Dukan, na Paleo, e na Atkins.

 

Dieta Low Carb: Como ela age em nosso corpo

 

Antes de te contar como colocá-la em prática no seu dia a dia, vamos te mostrar porque ela emagrece. Quem faz este regime alimentar passa a consumir um percentual de carboidratos bem menor que o padrão.

Quando comemos normalmente, mais da metade de nossa refeição é constituída de hidratos de carbono, ou seja, os famosos carboidratos.

Na alimentação low carb, isto muda. Este percentual cai para 20% ou menos. Do total de nutrientes diários, a maior parte passa a ser de proteínas e gorduras.

 

Sem os carboidratos nosso organismo tem que se virar…

Carboidratos são, a princípio, a principal fonte de energia do organismo. Não havendo carbos para queimar e gerar energia, o organismo vale-se do glicogênio, que é nossa reserva.

Isto é o primeiro passo para a perda de peso. A carência de carbos faz nosso sistema buscar novas alternativas. Passa a queimar então, as gorduras armazenadas.

 

Você sabe porque carboidratos engordam? Veja só… Entenda.

 

Os carboidratos são açúcares ou glicídios contidos nos alimentos. Constituem importante macronutriente, porém, quando consumidos sem seleção e sem moderação, transformam-se em verdadeiros aliados da obesidade e sobrepeso.

Principalmente os simples são absorvidos muito velozmente por nosso organismo. Isso gera picos de insulina no sangue, que induzem ao armazenamento de gordura. Sabe que problema isto acarreta? Vamos te dizer.

A insulina tem a função de enviar a glicose para as células, retirando-a completamente do sangue. Ela faz seu trabalho eficazmente. Não descansa enquanto há glicose fora do meio celular. Quando o açúcar é retirado acontece uma queda nas taxas glicêmicas. Isto leva ao cérebro mensagens de fome. O resultado é uma compulsão alimentar difícil de controlar, que gera um come-come sem fim. Um ciclo vicioso é mantido e a fome nunca acaba.

O alto consumo de carboidratos provoca a ação constante do hormônio insulina. Enquanto este está circulando, há grande estímulo para estocamento de gorduras. Sua atuação também impede a ação dos queimadores de lipídios. A lipólise para de acontecer e a gente engorda.

Excesso de gordura estocada em nosso corpo gera os pneuzinhos e barriga saliente que tanto detestamos. Quanto mais carboidratos ingerimos, mais insulina é liberada e mais gordura fica acumulada. Após  inúmeras pesquisas, a solução encontrada para isto são as dietas Low  Carbs. Saiba como fazer a sua.

 

Como fazer uma dieta Low  carb

 

A primeira atitude é estar seguro a respeito de dois pontos:

  • Quantos quilos você precisa perder.
  • Quanto de carboidrato é preciso comer.

Sim. É isto mesmo que você entendeu. Nesta dieta não contamos calorias. Preocupamo-nos apenas com a quantidade de carboidratos que se deve ingerir. Sendo assim é preciso associar sua necessidade a seus objetivos. Você deve estar se perguntando quanto de carboidrato deve ser consumido diariamente para alcançar o peso desejado, não é?

Saiba que não há um percentual padrão que solucione a vida de todas as pessoas. Na verdade, a porção diária de carboidratos para a perda de peso depende do peso atual, do tipo de vida que se leva, (se é sedentária ou ativa). Depende também do perfil metabólico de cada um, do sexo, da idade e do estado de saúde no momento. Enfim, podemos dizer que a taxa de hidratos de carbono ideal para cada um, varia conforme estes fatores.

 

Para ajudar a descobrir sua taxa diária ideal, consulte a tabela abaixo:

 

Dieta Low Carb

 

Como saber a quantidade de carboidrato de cada alimento.

 

Esta é uma das partes fáceis da dieta. Para conhecer quantas gramas de carbos há nos alimentos que se deseja comer, você pode:

  •  Procurar na internet
  • Observar os rótulos dos alimentos e calcular o percentual de carboidratos contidos em cada porção.
  • Mais fácil ainda, é consultar um aplicativo para celular chamado Fat Secret.

FatSecret contabiliza carboidratos dos alimentos. Ele também informa sobre as proteínas, gorduras e fibras. Mas, você não precisa preocupar-se com as calorias, pois o objetivo é contabilizar os hidratos de carbono.

Uma coisa importante, que você precisa saber, é que devem ser considerados os carboidratos líquidos dos ingredientes. Isto quer dizer que devem ser considerados os carboidratos totais, excluindo-se as fibras. A fórmula é: carbos totais – fibras.

Mas, não se apavore, pois este software faz tudo pra você e te retorna o resultado certo. É uma ferramenta gratuita, que ajuda bastante. Pode ser acessada pelo celular ou pelo computador.

 

Não abandone os carboidratos

 

Nunca retire completamente os carboidratos de sua alimentação. Eles são parte importante da nutrição do corpo. Pra começo de conversa, são essenciais para o cérebro e boa parte deles vai suprir a energia requerida pelo coração.

Fique sabendo que é possível fazer a Low Carb sem zerá-los. Muitas pessoas acreditam que precisam eliminá-los do prato para poder emagrecer, mas se além do emagrecimento, você quiser também a saúde, não os exclua de sua dieta.

 

Low Carb: Que alimentos comer

 

Low Carb

 

Esta é uma dieta com um diferencial. Não há um cardápio padrão. Por isto, você mesmo pode montar o seu. Caso queira, poderá também pedir a orientação de um Nutricionista.

Podemos te auxiliar  sugerindo alguns alimentos. Com eles você pode montar seu próprio cardápio.

Alimentos que você pode comer:

Dieta Low Carb

 

Coluna do que você não pode comer:

Dieta Low Carb

 

Como você vê não é preciso restringir radicalmente sua alimentação. Esta dieta pode ser prejudicial se for feita de forma errada. Muita gente pensa que trata-se, simplesmente, de parar de comer carboidratos e passar a consumir gorduras e proteínas, de forma alienada.

Mas, você que é antenado e busca informar-se sabe que não é bem assim. Portanto, siga com fé o conselho: “não exclua totalmente os carboidratos. Apenas selecione-os”.

Outro aspecto que importa é estar preparado para encarar as reações adversas. Sim. Elas acontecem. Nosso corpo depende bastante dos carboidratos que consumimos.

Precisamos deles especialmente para suprir as necessidades energéticas do cérebro. O coração e outros órgãos também necessitam deste macronutriente. Além disso, nosso organismo já está acostumado demais com a facilidade que os carbos oferecem. Através deles a obtenção de energia é praticamente imediata.

Dica de ouro:

 

Benefícios da Low Carb

 

Um dos principais benefícios é o emagrecimento, gente. Mas, há outras vantagens nesta prática. Veja só:

  • Elimina gordurinhas abdominais;
  • Redução do colesterol;
  • Controle dos níveis de glicose no sangue;
  • Auxilia no equilíbrio da Diabetes tipo II;
  • Reduz triglicerídeo;
  • Controla a insulina no sangue;
  • Ajuda a evitar a obesidade e sobrepeso;
  • Faz perder de 3 a 5 quilos em uma semana;

Como você pode constatar dieta Low Carb é um assunto, difícil de esgotar. Mas, você agora já tem algumas boas informações. Querendo saber mais continue por aqui e curta as novidades sobre as melhores maneiras de emagrecer. Ok? Ah! Mas espera aí! Antes de ir embora, deixe aqui seu comentário sobre o artigo. Gostamos de conhecer sua opinião.

Para saber mais sobre emagrecimento saudável clique aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *